jusbrasil.com.br
14 de Outubro de 2019

Como fazer Tax Free na Alemanha

David Telles, Advogado
Publicado por David Telles
há 4 anos

Nada como fazer umas comprinhas e receber parte do imposto pago de volta. Mas não se engane... O processo exige paciência do viajante. Para facilitar, recomendo fazer esse procedimento na cidade mesmo e não no aeroporto, pois lá sempre é mais lotado e nem sempre você terá tempo vago antes do voo, além do posto do Global Blue funcionar em certo horário, o que não facilita para quem viaja muito cedo. Sempre verifique nas lojas se na porta tem o selo do Tax Free. É bem pequeno e tem que ficar atento.

Nesse post irei ensinar como recuperar uma parte do imposto pago em compras na Alemanha, precisamente na cidade de Frankfurt. Deve ser semelhante em outras cidades. Fiz uma compra na Apple Store e na Galeria Kaufhof em Frankfurt e consegui recuperar o dinheiro pertinho da loja. Na Galeria Kaufhof, na rua Zeil, tem um posto do Global Blue Tax Free. Como eu fiz?

Peça um formulário Tax Free ao realizar a sua compra na loja... Virá anexado ao cupom fiscal. Lá já tá expresso quanto você irá receber em Euros. Se dirija ao posto do Global Blue, no piso inferior da Galeria, perto da papelaria. Lá, eles vão solicitar que você preencha o formulário, coloque o número do seu passaporte (eles conferem também) e um número de cartão de crédito como garantia, no caso de você receber o dinheiro na hora, como foi comigo. Para que o número do cartão? Porque se você não remeter o cupom do Tax Free carimbado pela aduana na saída da União Européia, eles descontam o dinheiro que você recebeu com um ágio de 2%. Então, faça a coisa certinha. Eles fornecem o envelope já com o selo pré-pago para você enviar.

Eu entrei na Europa via Portugal, então as mercadorias e os respectivos cupons tem que ser conferidos no último país que você passa, em virtude de voos internacionais na U. E. Serem considerados domésticos. Na chegada em Lisboa, corri para o posto da Aduana (Customs), que fica no piso inferior do embarque perto das escadas rolantes que dão acesso ao duty free. A fiscal checa minuciosamente as mercadorias que você obteve o Tax Free e carimba o formulário. Em Frankfurt, o funcionário recomendou várias vezes que eu enviasse junto o cupom fiscal original da compra. Tirei uma cópia e fiz o que ele recomendou. Em Lisboa a funcionária disse que não precisava. Enfim, preferi não arriscar. Coloque tudo dentro do envelope que foi fornecido, dê uma “lambidinha” (não tem cola no envelope) e corra para o piso superior do duty free, na saída perto dos caixas tem uma caixa de correios.

Lembre-se que esse procedimento é para quem faz o Tax Free na cidade com ANTECEDÊNCIA e leva as mercadorias na bagagem de mão, além de já ter recebido o dinheiro. Caso vá despachar as mercadorias, o Tax Free tem que ser feito no primeiro aeroporto que você passa e as mercadorias tem que ser mostradas antes do despacho de malas. Boa sorte!

David Telles

Consultor Financeiro

http://www.davidtelles.net

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Olá, obrigado pelas informações preciosas, uma pergunta pra que esse segundo procedimento sendo que vc já tinha feito e recebido na galeria em Frankfurt? Só nisso que me perdi :)
Obrigado continuar lendo